Sobre Structured Query Language (SQL)

Sobre Structured Query Language (SQL)


Structured Query Language (SQL) é uma linguagem de computador padrão para gerenciamento de banco de dados relacional e manipulação de dados.

SQL é usada para consultar, inserir, atualizar e modificar dados. A maioria dos bancos de dados relacionais suporta SQL, que é um benefício adicional para administradores de banco de dados (DBAs), já que eles são frequentemente necessários para suportar bancos de dados em várias plataformas diferentes.

Desenvolvido pela primeira vez no início dos anos 1970 na IBM por Raymond Boyce e Donald Chamberlin, o SQL foi lançado comercialmente pela Relational Software Inc. (agora conhecida como Oracle Corporation) em 1979.

A versão atual do SQL padrão é voluntária, compatível com o fornecedor e monitorada pelo American National Standards Institute (ANSI).

A maioria dos principais fornecedores também tem versões proprietárias que são incorporadas e construídas em ANSI SQL, por exemplo, SQL*Plus (Oracle), e Transact-SQL (T-SQL) (Microsoft).

SQL Linguagem Cláusula ORDER BY

Um dos ritos de passagem DBA mais fundamentais é a aprendizagem de SQL, que começa com a escrita da primeira instrução SELECT ou script SQL sem uma interface gráfica de usuário (GUI).

Cada vez mais, os bancos de dados relacionais usam GUIs para facilitar o gerenciamento do banco de dados, e as consultas agora podem ser simplificadas com ferramentas gráficas, por exemplo, assistentes de arrastar e soltar.

No entanto, aprender SQL é imperativo porque tais ferramentas nunca são tão poderosas quanto a SQL.

O código SQL é dividido em quatro categorias principais:

  • As consultas são realizadas usando a onipresente mas familiar instrução SELECT, que é ainda dividida em cláusulas, incluindo SELECT, FROM, WHERE e ORDER BY.
  • A linguagem de manipulação de dados (DML) é usada para adicionar, atualizar ou excluir dados e é na verdade um subconjunto de instruções SELECT e é composta pelas instruções INSERT, DELETE e UPDATE, bem como por instruções de controle, por exemplo, BEGIN TRANSACTION, SAVEPOINT, COMMIT e ROLLBACK.
  • O Data Definition Language (DDL) é usado para administrar tabelas e estruturas de índice. Exemplos de instruções DDL incluem CREATE, ALTER, TRUNCATE e DROP.
  • O Data Control Language (DCL) é utilizado para atribuir e revogar direitos e permissões de banco de dados. Suas principais expressões são GRANT e REVOKE.

0 comentários :

Postar um comentário