SQL Linguagem Instrução SELECT

SQL Linguagem Instrução SELECT


Este artigo sobre SQL Intermediário cobrirá a instrução SELECT em grandes detalhes. A instrução SELECT é o núcleo da SQL, e é provável que a grande maioria dos seus comandos SQL sejam instruções SELECT.

Devido à enorme quantidade de opções disponíveis para a instrução SELECT, todo este tutorial foi dedicado a ela.

Ao construir Consultas SQL (com a instrução SELECT), é muito útil conhecer todas as opções possíveis e a melhor ou mais eficiente forma de fazer as coisas. Este artigo irá ajudá-lo com essas habilidades.

Instrução SELECT

A instrução SELECT é usada para consultar o banco de dados e recuperar dados selecionados que correspondem aos critérios especificados.

A instrução SELECT tem cinco cláusulas principais para escolher, embora, FROM seja a única cláusula necessária. Cada uma das cláusulas tem uma vasta seleção de opções, parâmetros, etc. As cláusulas serão listadas abaixo, mas cada uma delas será abordada com mais detalhes mais adiante no tutorial.

Aqui está o formato da instrução SELECT:

SELECT [ALL | DISTINCT] column1[,column2] FROM table1[,table2] [WHERE "conditions"] [GROUP BY "column-list"] [HAVING "conditions] [ORDER BY "column-list" [ASC | DESC] ]

Exemplo

SELECT name, age, salary
 
FROM employee
 
WHERE age > 40;

A instrução acima selecionará todos os valores nas colunas nome, idade e salário da tabela de empregados cuja idade seja maior que 50 anos.

Nota: Lembre-se de colocar um ponto-e-vírgula no final de suas instruções SQL. O ; indica que o seu statment SQL está completo e pronto para ser interpretado.

Operadores de Comparação

= Equal
> Greater than
< Less than
>= Greater than or equal to
<= Less than or equal to
<> or != Not equal to
LIKE String comparison test

Exemplo:

SELECT name, title, dept FROM employee WHERE title LIKE 'Pro%'; 

A instrução acima selecionará todas as linhas/valores nas colunas nome, título e dept da tabela de empregados cujo título começa com ‘Pro’. Isso pode retornar títulos de trabalho incluindo Programador ou Pro-wrestler.

ALL e DISTINCT são palavras-chave usadas para seleccionar ALL (padrão) ou os registos “distintos” ou únicos nos resultados da sua consulta.

Se pretender recuperar apenas os registos únicos nas colunas especificadas, pode utilizar a palavra-chave “DISTINCT”. DISTINCT irá descartar os registros duplicados para as colunas que você especificou após a instrução “SELECT”: Por exemplo:

SELECT DISTINCT age 
 
FROM employee_info;

Essa instrução retornará todas as idades exclusivas na tabela info_de_empregado.

ALL exibirá “todas” as colunas especificadas, incluindo todas as duplicatas. A palavra-chave ALL é o padrão se nada for especificado.

Nota: As duas tabelas seguintes serão utilizadas ao longo deste curso. Recomenda-se que as tenha abertas noutra janela ou que as imprima.

 

0 comentários :

Postar um comentário