3 Dicas Para Saber Se Um Site é Perigoso
Hoje em dia não é fácil saber se uma página da web é segura ou não. Muitos sites duvidosos e perigosos são projetados para parecer respeitável.
Portanto, você deve sempre certificar-se de que a página esteja segura antes de visitá-la; Existem várias maneiras de fazer isso. É especialmente importante verificar a segurança do site antes de fornecer informações confidenciais, como números de cartão de crédito, informações bancárias, endereço de e-mail etc.
Em geral, você deve ter cuidado com um site que pede informações pessoais desnecessárias ou um cartão de crédito ou número de banco. Isso geralmente é uma forte evidência de que o site está tentando roubar suas informações pessoais e confidenciais.
Além disso, você também deve ter cuidado com sites que oferecem algo bom demais para ser verdade, anúncios intrusivos, vários pop-ups ou instruções para instalar um plug-in para ver o conteúdo deles.
Para esses sites, você definitivamente deve considerar o uso dos métodos abaixo para determinar se o site é seguro.

3 Dicas Para Saber Se Um Site é Perigoso
Como pesquisar um site antes de visitá-lo
Se a origem de um link parecer suspeita, por exemplo, se for um email não reconhecido, recomendamos que você não clique nele até ter 100% de certeza de que o site é seguro.
Para copiar o link para sua análise, sem ter que visitar o site, você pode clicar com o botão direito e selecionar “copiar o endereço do link”. No entanto, se o link aparecer como um URL abreviado, você deve primeiro desativá-lo antes de realizar o teste: se não o fizer, a análise simplesmente provará a segurança do site que o encurtou.
Para remover o link, tudo o que você precisa fazer é visitar este site e colar o URL abreviado na caixa. Isso fornecerá o URL real, que você poderá copiar e colar nos sites que apresentamos abaixo.
1. Verifique o uso do analisador de risco de URL do Zulu e do Comodo Web Inspector
A primeira coisa que sugerimos é copiar a URL completa do site no Comodo Web Inspector . No entanto, essa análise pode levar algum tempo, pois realiza uma análise detalhada em tempo real do site em questão para verificar se há software mal-intencionado. Depois de terminar de analisar o site, você apresentará suas descobertas. Se o site for classificado como de alto risco, é muito provável que o site seja perigoso . Se você for classificado como suspeito, o site provavelmente será perigoso.
Se você quiser uma segunda opinião, copie o URL no analisador de riscos do URL do Zulu . Uma vez que você tenha terminado de analisar sua URL, ela lhe dará uma classificação geral de risco de quão perigoso é o site: a pontuação varia de 0 a 100, com uma pontuação de 100 que é muito perigosa. Se você classificar um site como mal-intencionado, pode ter certeza de que o site é perigoso.
2. Verifique o site usando VirusTotal e URLVoid
Para verificar o site em um extenso banco de dados de sites perigosos conhecidos, você deve colar a URL do site no VirusTotal . Se o site foi classificado há algum tempo, você deve selecionar a opção para verificar novamente, pois novos perigos podem ter sido adicionados ao site desde a última vez em que foram verificados.
Além disso, copie o URL para URLVoid . Este é um site semelhante ao VirusTotal, uma vez que também verifica o site com uma extensa lista negra. Se for apresentado, selecione a opção “Atualizar relatório”, pois ele fornecerá os resultados mais recentes.
3. Verifique a reputação do site usando o Web of Trust (WOT)
Abaixo dos resultados do URLVoid, você encontrará um relatório de verificação de segurança. No topo deste relatório, você encontrará o MyWOT . Clique em “ver mais detalhes” e você acessará uma página que fornece ao site uma pontuação de confiabilidade de 100: quanto maior o número, mais confiável o site será. Essa pontuação de confiabilidade é útil ao tentar decidir se o site é perigoso ou não. Você também pode ler os comentários de outras pessoas para ver se elas têm algo negativo a dizer sobre o site.
Outro aspecto muito útil do WOT é que os sites mais populares já devem ter sido qualificados. Portanto, se você estiver em um site popular como Paypal, Gmail, Facebook etc., mas a WOT disser que o site ainda não foi qualificado, talvez você esteja em uma página perigosa.
4. Verifique se o certificado SSL é confiável antes de fazer uma compra.
Mesmo se os métodos acima mencionados sugerirem que o site é seguro, antes de apresentar informações confidenciais ao site, há alguns problemas adicionais que você deve considerar.
Você precisa garantir que a página em que você está preenchendo suas informações pessoais esteja protegida por um certificado SSL. Se o URL da página em que você está começa com https (a letra “S” significa seguro), uma conexão criptografada é usada e suas informações pessoais são seguras (supondo-se que o site seja confiável em primeiro lugar). Se o site for seguro, ninguém além de você e dos operadores do site poderá ver suas informações. Não envie informações pessoais para uma página que não comece com https ou que não tenha um cadeado à esquerda do URL.
No entanto, há um perigo sutil que deve ser levado em conta: há muitos tipos diferentes de certificados SSL que fornecem diferentes níveis de confiança. Um certificado de validação estendido garante que a empresa é legítima, enquanto outros tipos são validados apenas em relação ao domínio, mas não aos operadores desse domínio em particular. Tenha em mente que alguns sites para “caçar” informações pessoais compram certificados SSL de baixo nível para enganar as pessoas e fazê-las acreditar que são confiáveis.
Para mais informações sobre as diferenças entre esses certificados, recomendamos que você visite esta página. Somente se o certificado garantir que o site é seguro e pertencer a uma empresa válida, você poderá confiar totalmente nele.
O post 3 Dicas Para Saber Se Um Site é Perigoso apareceu primeiro em Sobre Tudo Um Pouco.
0 comentários :
Postar um comentário